A Câmara Municipal de Jaboticabal realiza sessão solene no dia 7 de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. No total, 26 mulheres indicadas pelos vereadores serão homenageadas.
A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Jaboticabal realiza na sexta-feira (11.abr.25), às 19h30, a palestra “Como Evitar Falas Capacitistas”, com a palestrante Alessandra Aparecida Augusto Araújo.
O evento, idealizado pelo vereador Dr. Jonatas Carnevalli Lopes, vice-presidente da EL, tem como objetivo conscientizar servidores públicos e o público em geral sobre a importância da comunicação inclusiva, evitando expressões capacitistas e promovendo um ambiente mais acessível e respeitoso para todas as pessoas.
A palestra será realizada no Plenário da Casa de Leis e é gratuita, aberta a todos os interessados.
O Conselho Tutelar de Jaboticabal, em parceria com outros agentes da Rede Municipal de Proteção, em cumprimento da Lei 4869/17, que institui a "Semana Municipal de Conscientização e Combate à Pedofilia, Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescente" realiza no dia 15 de abril, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal a palestra "Impacto Silencioso: O Papel da Comunidade na Proteção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes", com Dr. Marcia Guerra. O evento é gratuito e aberto ao público.
ÚLTIMO DIA DO CURSO de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), oferecido gratuitamente pela Câmara Municipal de Jaboticabal por meio da Escola do Legislativo (EL) na modalidade ensino presencial com aulas teóricas e práticas, classificado como curso livre. **************** Realizado uma vez por semana, todas às terças-feiras para os níveis 1 (Introdução) e 2 (Básico), com duas horas de duração cada encontro, totalizando 40 horas ao término do curso. O edital com todas as informações está disponível na página da EL, com acesso pelo site institucional do Poder Legislativo > https://www.jaboticabal.sp.leg.br/a-camara/escola-do-legislativo
ÚLTIMO DIA DO CURSO de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), oferecido gratuitamente pela Câmara Municipal de Jaboticabal por meio da Escola do Legislativo (EL) na modalidade ensino presencial com aulas teóricas e práticas, classificado como curso livre. As aulas do nível 3 (INTERMEDIÁRIO) foram realizadas uma vez por semana, com duas horas de duração cada encontro, totalizando 40 horas ao término do curso. O edital com todas as informações está disponível na página da EL, com acesso pelo site institucional do Poder Legislativo > https://www.jaboticabal.sp.leg.br/a-camara/escola-do-legislativo
A Câmara Municipal de Jaboticabal realiza sessão solene em comemoração aos 25 anos da Instituição Olhos da Alma – Associação Cristiane da Costa, em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 862/2025, de autoria do vereador Ronaldo Bolognezzi. Na cerimônia, 25 pessoas receberão as placas comemorativas.************A Instituição Olhos da Alma, fundada em 2000 em Jaboticabal, tem como objetivo atender e incluir pessoas com deficiência visual e/ou múltipla. A Associação Cristiane da Costa tornou-se sua mantenedora em 2007. Inicialmente, contou com parcerias da APAE, AMUJ e Faculdade de Educação São Luís, expandindo-se com subvenções municipais e títulos de utilidade pública e Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS). A instituição atua com programas escolares, institucionais e familiares, oferecendo também oficinas, cursos EAD e eventos com especialistas. Sua equipe multidisciplinar promove acompanhamento integral, focando em famílias vulneráveis, e tem sido fundamental na reintegração escolar e inserção de alunos no ensino superior e mercado de trabalho.
A Câmara Municipal de Jaboticabal realiza sessão solene em comemoração aos 30 anos da Escola de Arte Professor Francisco Berlingieri Marino, em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 863/2025, de autoria do vereador Prof. Jonas. Na cerimônia, 50 pessoas receberão as placas comemorativas.************Fundada em 6 de fevereiro de 1995 pelo então prefeito Adail Aléssio de Simoni, a escola é reconhecida por sua excelência e inovação no ensino de diversas artes (música, artes visuais, dança, teatro e artesanato) para alunos de todas as idades e níveis. Com um corpo docente qualificado, a instituição oferece um ambiente estimulante, promove eventos culturais e tem sido fundamental para o desenvolvimento cultural da cidade, inclusive fortalecendo o título de "Cidade da Música" de Jaboticabal. A história da escola é marcada pela colaboração de diretores, profissionais e alunos. Para marcar os 30 anos, serão concedidas 50 placas comemorativas a pessoas que contribuíram significativamente para o crescimento e excelência da instituição, reconhecendo a importância dos agentes humanos na construção dessa referência cultural regional.
A Câmara Municipal de Jaboticabal realiza sessão solene de homenagem às esquipes de Voleibol Adaptado de Jaboticabal nas categorias: 45+, 58+, 68+ e 75+, campeãs e vice-campeãs do Campeonato Brasileiro de Vôlei Adaptado em Palmas-TO, em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 864/2025, de autoria do vereador Samuel Cunha. ********** A solenidade será realizada em homenagem aos atletas da Terceira Idade de Jaboticabal, à comissão técnica, autoridades municipais e apoiadores, em reconhecimento à participação e às conquistas históricas no Campeonato Brasileiro de Vôleibol Adaptado, realizado em Palmas - TO, entre 22 e 26 de janeiro de 2025, e contará com a entrega de 50 placas comemorativas. Os atletas conquistaram quatro medalhas (ouro nas categorias 58+ e 75+, e prata nas categorias 45+ e 68+), colocando Jaboticabal como uma potência no vôlei adaptado nacional.
A Câmara Municipal de Jaboticabal recebe alunos de escolas públicas e privadas da cidade para participação no Projeto Verde, idealizado pelo vereador Ednei Valencio e que conta o apoio da Câmara Municipal e de escolas locais. O objetivo do Projeto Verde é promover ações práticas em prol da sustentabilidade e incutir nos jovens a importância da preservação do meio ambiente por meio de um ciclo de palestras e atividades com temas relacionados à proteção do meio ambiente, preservação da água, preservação dos riachos, matas e florestas e proteção animal. As atividades do projeto seguem até o final do ano.