1ª Caminhada e Corrida de Conscientização do Autismo movimenta o Lago Municipal em Jaboticabal
Cerca de 500 pessoas participaram da 1ª Caminhada e Corrida de Conscientização do Autismo, na manhã desse domingo (06.mar.25), em Jaboticabal.
O evento, organizado pela Prefeitura por meio da Fundação de Amparo ao Esporte (FAE), com apoio da Câmara Municipal de Jaboticabal, teve como ponto de encontro o Lago Municipal e reuniu famílias de crianças autistas acompanhadas dos pais, pessoas da comunidade e corredores de assessorias esportivas em apoio ao Abril Azul - mês de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (Lei 5299/2022).
Eles percorreram três quilômetros, com saída da prefeitura municipal, passando pelas avenidas Carlos Berchieri, seguindo pela Manoel Martins Fontes até a altura do SESI, de onde retornaram para cruzar o pórtico de chegada na prefeitura. Também teve percurso de 700 metros ao redor do lago, brinquedos infláveis e guloseimas.
Família Santana Leite participa da 1ª Caminhada e Corrida em Conscientização do Autismo.
Para Mayara Santana Leite, mãe atípica que participou do evento com o filho Nicolas, diagnosticado com autismo aos dois anos e dez meses, e membros da família, compartilhou que ações voltadas ao autismo, como palestras e atividades como a da caminhada e corrida, são boas para dar visibilidade à causa. “Quanto mais tem visibilidade, tem mais gente falando sobre o assunto, mais gente vai entender, mais gente vai ser diagnosticado e mais gente vai aprender a respeitar, incluir. Acho que isso é o principal. É o que todo mundo procura”, externou ela.
Autoridades municipais prestigiaram o evento. O presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Peruci, participou do percurso de três quilômetros ao lado do prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo. “Essa conscientização é muito importante”, classificou Ronaldinho. “O autismo não deve ser romantizado. Incluir significa viver com igualdade todos os dias como nós gostaríamos de estar sendo respeitados. Então é isso! Essa é uma ação que movimenta saúde, encontro, diálogo. E que a gente possa propor cada vez mais condições para superarmos os desafios que o espectro nos coloca”, completou Prof. Emerson Camargo.
Autoridades municipais abrem a 1ª Caminhada e Corrida de Conscientização do Autismo.
O vereador Dr. Jonatas Carnevalli Lopes, um dos idealizadores do evento ao lado dos vereadores Samuel Cunha, Renata Assirati e Ronaldo Bolognezzi, destacou que a caminhada e a corrida “superou todas as expectativas. Quem ganha com isso é a comunidade autista de Jaboticabal. O Abril Azul traz a conscientização do autismo. Então as pessoas que estão aderindo a essa ideia, vão ter uma noção melhor do que é o autismo. De como não ter preconceito”, manifestou Carnevalli.
Para o vereador Samuel Cunha, o esporte por si é inclusivo. “A importância de trazer esse evento, trazer uma caminhada, uma corrida, é para que as pessoas possam entender que as nossas crianças, elas podem ser incluídas numa atividade esportiva. Todos podem ser incluídos no esporte!”, declarou.
“Eu como profissional de saúde vejo a importância maior ainda dessa causa. Vamos incentivar a melhoria para pessoas que tem autismo. Para as famílias que tem pessoas com autismo dentro de casa. E é isso que a gente conta com vocês. Para avançarmos cada vez mais nessa causa”, desejou Renata Assirati.
“Não só hoje e no mês de abril. Que todos os dias possamos praticar o respeito, conscientizar, porque o mundo é grande e tem espaço para todos!”, defendeu Ronaldo Bolognezzi.
Também participaram a vice-prefeita, Dra. Andréa Delegada e secretários municipais, como Lucia Vasques, que dirige a pasta da Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
"... a caminhada e a corrida “superou todas as expectativas. Quem ganha com isso é a comunidade autista de Jaboticabal..." - vereador Dr. Jonatas Carnevalli Lopes.
Além do esporte e da inclusão, o evento também teve um caráter solidário. Foram arrecadados 327 litros de leite para o Fundo Social de Solidariedade de Jaboticabal, que serão revertidos para famílias em vulnerabilidade social.
SE LIGA! – Se você suspeita que uma criança possa ter autismo, é importante buscar uma avaliação profissional para um diagnóstico preciso. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem fazer uma grande diferença na vida da criança e de sua família. Diagnósticos tardios também podem ajudar na qualidade de vida.
Procure um profissional de saúde: Pediatra, neuropediatra ou psiquiatra infantil, ou se adulto, neurologista ou psiquiatra. Se a criança for diagnosticada com autismo, é importante iniciar o tratamento o mais cedo possível. O tratamento pode incluir terapia comportamental, fonoaudiologia, terapia ocupacional e outros serviços.
Observe os sinais e sintomas: Alguns sinais comuns incluem dificuldade de comunicação e interação social, comportamentos repetitivos e interesses restritos. Anote suas observações sobre o comportamento da criança. Isso pode ser útil para o médico durante a avaliação.
Busque informações e apoio: Converse com outras famílias que têm experiência com o autismo. Elas podem compartilhar suas experiências e oferecer dicas úteis.
Em Jaboticabal, você pode considerar procurar ajuda no Centro Municipal Multiprofissional de Atendimento Educacional Especializado (CEMMAEE); no Departamento da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Jaboticabal; na Secretaria de Saúde de Jaboticabal, através das unidades de saúde, como o CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial).
Veja as fotos:
Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9477