Assentamento “A Terra Rica” completa 25 anos de resistência e agricultores são homenageados na Câmara de Jaboticabal

por Ana Paula Junqueira publicado 14/12/2023 10h59, última modificação 07/10/2024 09h07

A Câmara Municipal de Jaboticabal homenageou na noite de segunda-feira (11.dez.23), em sessão solene, 25 pessoas que fazem parte da história do assentamento “A Terra Rica”, localizado no distrito de Córrego Rico. O número faz alusão ao aniversário do assentamento, instalado em 1998.

Desde então, o projeto de assentamento estadual Córrego Rico vem produzindo uma variedade de gêneros alimentícios, gerando sustentabilidade e renda para as famílias assentadas, dentre os quais se destacam: a produção de mandioca, milho verde, limão, abóbora, alface, couve, abacate, feijão-de-corda e colorau (urucum), entre outros, utilizados em parte para o autoconsumo e comercializados individualmente no próprio assentamento.

A autora da honraria [Decreto Legislativo nº 829/2023], vereadora Profa. Paula (PT), foi quem saudou os homenageados na cerimônia. A parlamentar destacou a perseverança e a luta das famílias – na maioria boias-frias que na década de 90 sofriam a perda de emprego pela mecanização – que buscavam por um pedaço de terra para trabalhar. “Ocupar, resistir e produzir. Este é o lema de quem luta pela reforma agrária no nosso país. Todas as 47 famílias, que participaram da tentativa de ocupação da área [em Córrego Rico], foram assentadas. Hoje é dia de dizer aos assentados do assentamento ‘A Terra Rica’: vocês são um orgulho para Jaboticabal! São exemplo de luta e resistência, e um exemplo de que é possível produzir comida de qualidade e sem veneno, com uma diversidade de alimentos que se distingue da monocultura da produção de cana-de-açúcar e amendoim na nossa região. Onde houver terra improdutiva, precisa haver reforma agrária e agricultura familiar... Se o campo não planta, a cidade não janta!”, manifestou a vereadora.


Vereadora Profa. Paula, que usou um vestido verde em alusão à cor símbolo do assentamento, saúda os homenageados: "... Se o campo não planta, a cidade não janta!”

Após o discurso da vereadora jaboticabalense, as famílias e representantes daqueles já falecidos, receberam a honraria concedida por aprovação unânime na Casa de Leis.

DA TRIBUNA – José Cicero Gomes falou em nome dos homenageados. O agricultor rememorou a greve dos boias-frias de 1984, que contou com a participação de grande parte dos assentados de “A Terra Rica”, e falou sobre o avanço da tecnologia, cuja mecanização substituiu o trabalho braçal. “Para nós sobrou ou tentar um braço de terra ou aumentar mais favelas na cidade nossa. E graças a Deus, com essa luta nossa, com o apoio de muita gente, a gente estamos [sic] ali 25 anos e a gente tá feliz. Não estamos ricos, mas pelo menos o pão de cada dia a gente tem”, expressou o agricultor.


José Cicero Gomes durante seu pronunciamento em nome dos homenageados.

Para a presidente da Associação das Mulheres Agricultoras Familiares do Assentamento de Córrego Rico (AMAAR), Tânia Mara Baldão de Barros, que usou a tribuna em nome da presidente do assentamento ‘A Terra Rica’, Nerilde Aparecida dos Santos, a reforma agrária é uma questão de sobrevivência. “Eu conhecia a reforma agrária pela televisão, e dizia que eram criminosos, que ocupavam terras que eram produtivas, que eram bandidos. Era o conceito que a gente tinha de reforma agrária. Isso me assustou muito. Mas a gente veio [pra fazer a ocupação da terra] por falta de opção... Hoje, depois de 25 anos, eu só tenho a agradecer o aprendizado, a vida que eu tenho no assentamento. Eu amo o assentamento. Nunca deixaremos de lutar”, compartilhou Tânia.


Tânia Mara Baldão de Barros, presidente da AMAAR.

Prefeita de Jaboticabal na Legislatura 1997/2000, período de luta das famílias pelo assentamento de reforma agrária em Córrego Rico, e favorável à ocupação, Maria Carlota Niero Rocha, prestigiou a solenidade. À convite da vereadora Profa. Paula, e acatado pela presidente da sessão, vereadora Val Barbieri, Carlota usou a palavra e rememorou os dias de luta pela terra, além de exaltar o trabalho dos assentados na agricultura familiar. “Quero agradecer muito o quê vocês fazem. Vocês estão colaborando com a cidade, com a merenda das crianças, vendendo. Vocês estão produzindo realmente”, elogiou Carlota.


Prefeita de Jaboticabal na Legislatura 1997/2000, período de luta das famílias pelo assentamento de reforma agrária em Córrego Rico, Maria Carlota Niero Rocha.

Na sequência, a deputada estadual, Márcia Lia (PT), também destacou a importância do assentamento para Jaboticabal e região. “Eu sei que a luta dos trabalhadores rurais não é fácil. Nesse país, onde o dinheiro, e tem muito, não é direcionado para os mais pobres, a gente sofre muito, e acompanha a luta de vocês... Hoje, [mesmo] com o presidente Lula afrente do Governo, a gente ainda encontra dificuldade pra fazer a reforma agrária, tão necessária, tão importante, tão fundamental pra gente poder permitir que as famílias deem dignidade e que produzam alimentos pra que nós [da cidade] possamos sobreviver”, pontuou a deputada.


Deputada estadual Márcia Lia anuncia emenda parlamentar de R$ 250 mil para a construção da ponte de Córrego Rico.

Em seu pronunciamento, Márcia Lia ainda anunciou a destinação de uma emenda parlamentar de R$ 250 mil, de seu mandato, para a construção da ponte no distrito, outra luta de décadas da população local. “Estivemos há duas semanas com o prefeito e ele assumiu o compromisso de fazer a ponte... agora o dinheiro vai chegar pra fazer a ponte que vocês tanto precisam”, disse a deputada.

Por sua vez, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Lucas Ramos, representando o prefeito municipal, Emerson Camargo, parabenizou os homenageados. “A gente vê o amor que vocês têm pela terra. Vocês fazem daquela terra, o alimento para todos. E só foi possível chegar em 25 anos graças à união de todos. Que vocês permaneçam cada vez mais unidos nesse trabalho”, desejou o secretário.

“Aqui é a Casa do povo. É a Casa de vocês! Hoje estamos reunidos para celebrar não apenas um lugar, mas uma comunidade vibrante e resiliente. Essa é uma palavra que define muito bem o que vocês são! O nome A Terra Rica não é apenas um título, mas um testemunho do solo fértil que é essa comunidade. Vocês, que diariamente moldam a terra com suas mãos laboriosas. Cada semente plantada é um ato de amor e comprometimento com o presente e o futuro dessa terra”, finalizou a Vice-Presidente da Câmara Municipal, vereadora Val Barbieri, que presidiu a sessão solene. A cerimônia contou ainda com a presença da 1ª Secretária, vereadora Renata Assirati (PODEMOS), do 2º Secretário, vereador Ronaldinho (PATRIOTA), e do vereador Gregório Casagrande (SOLIDARIEDADE).


Confira a galeria de fotos:



Assista a íntegra da sessão:




Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9477