Câmara de Jaboticabal devolve mais R$ 600 mil aos cofres públicos; total chega a R$ 4.2 milhões

por Ana Paula Junqueira publicado 06/01/2022 11h10, última modificação 06/01/2022 11h10

Com o fechamento das contas do mês de dezembro de 2021, a Câmara Municipal de Jaboticabal garantiu a devolução de mais R$ 601.323,18, que retornam aos cofres municipais. A entrega do cheque simbólico foi feita pela presidente da Casa, Renata Assirati (PSC), juntamente com os vereadores Gregório Casagrande (SOLIDARIEDADE), Dr. Edu Fenerich (MDB), Daniel Rodrigues (PSDB), Gilberto de Faria (MDB), Prof. Jonas (REPUBLICANOS), Dr. Mauro Cenço (PODE), Profa. Paula (PT), Paulo Henrique Advogado (PATRI), Ronaldinho (PATRI) e Val Barbieri (PRTB), ao prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo (PATRI), na sede do Legislativo, na noite dessa quarta-feira (05/01), logo após o término da sessão extraordinária em que foram aprovados dois projetos.

Com a devolução da fração do último duodécimo, o valor total que retorna aos cofres do Município alcança a cifra de R$ 4.2 milhões, fruto de diversas medidas de austeridade tomadas ao longo de 2021 para garantir a maior economia possível para somar ao enfrentamento do novo coronavírus. Entre as ações tomadas na Câmara Municipal estão a renegociação com fornecedores para o não reajuste inflacionário previsto em contratos; a diminuição das licitações para o mínimo possível; a redução dos valores de diárias para vereadores e servidores em viagem funcional; o corte de horas extraordinárias de servidores; entre outros.

De acordo com o prefeito, o valor de R$ 601.323,18 será destinado para ajudar na compra de um mamógrafo para o município.  “Não dá pra comprar o aparelho integral, porque um aparelho de última geração custa caro, mas queremos fazer com que esse recurso seja destinado para a compra do mamógrafo, para que a gente não tenha mais as esperas de filas quilométricas das nossas queridas mulheres do município, que passam muitas vezes anos e anos esperando mamografia. A outra contrapartida, vamos tentar com recursos próprios”, manifestou o Chefe do Executivo. Ainda segundo Prof. Emerson Camargo, o aparelho deve ser instalado no novo Centro de Saúde. “Se Deus nos abençoar, esperamos que no prazo de 14 ou 15 meses o novo Centro de Saúde esteja pronto”, almeja o prefeito.

Ainda no início de 2021, a Câmara já havia antecipado a devolução de R$ 100 mil, que foram destinados para a reforma do laboratório microrregional Dr. Alfredo Paschoal Calarota; outros R$ 3.5 milhões, entregues no dia 23 de dezembro do ano passado, que, conforme o Poder Executivo, deverão ser utilizados na construção do Ambulatório Médico Municipal de Especialidades, no bairro Sanbra.