Câmara de Jaboticabal ilumina fachada pela campanha do Outubro Rosa

por Ana Paula Junqueira publicado 07/10/2022 11h35, última modificação 07/10/2024 09h07

A Câmara Municipal de Jaboticabal está iluminada na cor-de-rosa em adesão à campanha mundial do Outubro Rosa. O objetivo é se somar a outras instituições públicas e privadas para ampliar a visibilidade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A fachada do Palácio Ângelo Berchieri, sede do Legislativo jaboticabalense, ficará iluminada até o dia 31 de outubro.

No Brasil, o câncer de mama é o tipo que causa mais mortes por câncer na população feminina. Em 2020, 17.825 mulheres perderam a luta para a doença, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ainda de acordo com o instituto, a estimativa é de 66 novos mil casos de câncer de mama no país em 2022.

Por isso, o Outubro Rosa chama a atenção para a necessidade de ações de compartilhamento de informação para promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

“Nós, enquanto Câmara Municipal, apoiamos o Outubro Rosa, assim como tantas campanhas de cuidado com a saúde. Neste caso, principalmente nós, mulheres, já que homens também podem ter câncer de mama, apesar de raro, temos que observar o nosso corpo. É muito importante procurar o médico para uma avaliação, porque quanto mais cedo descobrimos um câncer de mama, as chances de cura também aumentam”, pontuou a presidente da Casa, Renata Assirati.

MAMOGRAFIA – Especialistas afirmam que quando o câncer de mama é descoberto no início, há mais chances de cura. Um dos exames importantes na detecção precoce e rastreamento da doença é a mamografia. De acordo com o INCA, a mamografia de rotina é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos uma vez a cada dois anos.

Em Jaboticabal, dados apresentados recentemente em audiência pública pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaboticabal, mostram que foram realizadas, de maio a agosto deste ano, 556 mamografias gratuitas, sendo 168 delas pelo programa “Mulheres de Peito”, e 388 pelo SUS.

Em setembro deste ano, o Ministério da Saúde, por meio do INCA, divulgou uma cartilha informativa – “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, que apresenta alguns fatores de risco, entre outros assuntos relacionados à doença, e disponível no site do instituto (https://www.inca.gov.br/).

FIQUE LIGADA! SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA:
•    Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.
•    Alterações no bico do peito (mamilo).
•    Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
•    Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
•    Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

Qualquer caroço na mama em mulheres com mais de 50 anos deve ser investigado! Em mulheres mais jovens, qualquer caroço deve ser investigado se persistir por mais de um ciclo menstrual.

CONHEÇA O SEU CORPO – Olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Em caso de alterações persistentes, procure o Posto de Saúde. A postura atenta das mulheres no conhecimento do seu corpo e no reconhecimento de alterações suspeitas para procura de um serviço de saúde o mais cedo possível – estratégia de conscientização – contribui para um diagnóstico precoce do câncer de mama.


Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9478