Câmara Municipal de Jaboticabal faz sessão ordinária na próxima terça-feira (22/04)
Os vereadores da Câmara Municipal de Jaboticabal se reúnem em sessão ordinária na próxima terça-feira (22/04), às 20h, com dois projetos de lei na pauta.
Um dos projetos em discussão é o PL nº 52/2025, de autoria do vereador Dr. Jonatas Carnevalli Lopes (SOLIDARIEDADE0) A proposta busca criar a Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), a ser realizada anualmente na semana do dia 1º de agosto, data que remete ao Dia Nacional de Conscientização sobre o TDAH.
Na justificativa do projeto, o vereador Dr. Jonatas Carnevalli Lopes destaca a necessidade de combater o desconhecimento e o estigma associados ao TDAH, que dificultam o acesso ao suporte adequado. A Semana Municipal poderá incluir diversas atividades, como campanhas educativas, eventos temáticos, ações esportivas, capacitações para profissionais e divulgação em plataformas online e offline.
O segundo projeto a ser votado é o PL nº 53/2025, de autoria conjunta dos vereadores Samuel Cunha (PODEMOS), Dr. Jonatas Carnevalli Lopes (SOLIDARIEDADE), Renata Assirati (PODEMOS) e Ronaldo Bolognezzi (MDB). O PL propõe a inclusão da Caminhada e Corrida em Conscientização do Autismo no Calendário Oficial do Município de Jaboticabal. Segundo o texto proposto, o evento deverá ser realizado anualmente no mês de abril, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril).
A proposta estabelece que o Poder Executivo poderá buscar parcerias com diversas entidades para a organização do evento, que deverá ocorrer preferencialmente no final de semana próximo ao dia 2 de abril. A Caminhada e Corrida terão caráter inclusivo e não competitivo, com o objetivo de sensibilizar a população sobre o TEA, promover a inclusão social e incentivar a prática esportiva como ferramenta de cidadania.
Os vereadores autores do projeto justificam a iniciativa como uma forma de promover um momento de reflexão, acolhimento e informação sobre o autismo, reunindo diferentes segmentos da sociedade. Eles ressaltam o potencial do esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento para crianças com autismo, além de fortalecer os laços familiares e comunitários.
Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9477