#DoGabinete – Presidente do Legislativo, Renata Assirati, participa de evento na Praça Dr. Joaquim Batista em homenagem a ex-combatentes de Jaboticabal

por Virginia publicado 24/09/2021 14h24, última modificação 24/09/2021 14h24

Texto: Poliana Taliberti | Assessoria de Gabinete da vereadora Renata Assirati

A Vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Renata Assirati, participou de cerimônia do plantio da Muda de Cedro na Praça Dr. Joaquim Batista, realizado no final da tarde da última terça-feira, dia 21, em comemoração ao Dia da Árvore.

Vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Renata Assirati.

O plantio aconteceu na Árvore do Expedicionário, onde está localizada a placa dos Heróis Jaboticabalenses na II Guerra Mundial.  Este plantio foi uma substituição ao cedro original plantada em 1945 e cortado em dezembro de 2018.

O evento foi realizado pelo Tiro de Guerra 02-018 de Jaboticabal, Atiradores de Todos os Tempos, Organização Cultura e Ambiental – OCA, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Jaboticabal.

O momento mais emocionante do evento foi o plantio da árvore realizado pelos representantes das famílias dos ex-combatentes e chamados com louvor de “Heróis de Guerra”, sendo os combatentes na Itália, Álvaro de Melo Rosário, Amador Zardim, Antônio dos Santos Filho, Ciro Prado, Geraldo Camargo, Leoris Maia Dalalana, Otávio Ambrozio Pereira, Rubens de Stéfani e Raul Neves, e na Defesa do Litoral Brasileiro, Orlando Souto Garcia.

“Foi um momento muito importante e uma bela homenagem aos familiares dos nossos ex-combatentes. Participar deste evento, cerimônia de plantio de árvore, onde comemoramos o Dia da Árvore foi bem emocionante, além das belas apresentações realizadas no momento”, destaca a Vereadora e Presidente da Câmara Renata Assirati.

Familiares de ex-combatentes durante plantio da árvore

Estiveram presentes a vereadora Val Barbieri e diversas autoridades, como Ricardo Pontes Gestal, representando o prefeito Emerson Camargo, Renato Kamla, representando Lucas Ramos, Capitão Tayar, da Polícia Militar de Jaboticabal, Eloisio Dias Siqueira, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-018 de Jaboticabal, os Atiradores de Todos os Tempos, a OCA – Organização Cultural e Ambiental, representada pela sra. Flora, Organização Cultural e Ambiental, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Movimento Elas Apoiam Elas, entre outros.

Abel Zeviani comandou a organização pelo Grupo Atiradores de Todos os Tempos e enfatiza: “um evento de resgate e preservação da memória dos nossos conterrâneos jaboticabalenses, verdadeiros heróis que lutaram bravamente na Itália durante a II Guerra Mundial em condições totalmente adversas, ajudando sobremaneira na Vitória dos Aliados pela paz mundial, cuja história jamais deve ser esquecida.”

As crianças do projeto OCA plantaram roseiras em volta da árvore. Um momento que ficará marcado na história de Jaboticabal, como conclui Renata Assirati, “parabenizo todos os organizadores, as famílias dos ex-combatentes e todos os presentes pela belíssima homenagem e apresentação. Foi realmente surpreendente. Um momento que ficará na nossa história”.

Texto: Poliana Taliberti
Fotos: Gabinete da vereadora Renata Assirati