#DoGabinete - CRAS JABOTICABAL – A CASA DA FAMÍLIA
Texto: Alairce Araujo | Assessoria de Gabinete do vereador Gregório Casagrande
“Acreditava que o CRAS era apenas para entrega de cestas básicas, ainda, que a exigência do cadastro presencial, servia para selecionar quem deveria ser beneficiado com a cesta básica, e, quem não”, diz vereador que está em seu primeiro mandato e vem passando pelos departamentos para conhecer os aparelhos da administração e fazer corretamente suas indicações.
“Sei que muitas pessoas ainda pensam como eu pensava, algumas até vão além; como já ouvi em meu gabinete, de pessoas que me procuraram com pedido de alimentos e que orientei a procurar o CRAS do seu bairro para fazer o cadastro; que o mesmo seria para dificultar, complicar, e, exatamente por esse motivo, resolvi entender este serviço que está disponível à população.” comenta.
CRAS 2 - Juliana Tota
Após conhecer as três unidades de que Jaboticabal dispõe; conhecer os profissionais envolvidos; e as assistentes sociais: Silvana Gaspardo – Cras 1, Izabel Molina – Cras 2, e, Juliana Tota- Cras 3; o vereador chegou a conclusão que o CRAS, é a porta de entrada que às famílias tem para buscar solucionar todos os tipos de problemas que possa existir dentro de um lar.
É um braço da secretaria da Assistência Social, que trabalha em rede com vários equipamentos pertencentes ao município como: entidades assistenciais, Conselho Tutelar, Ministério Púbico, CREAS, CAPS, Saúde, entre muitos outros, para a busca e identificação de problemas, e, encaminhamentos de soluções.
O trabalho do CRAS, vai muito além de alimentos para matar a fome, pois busca resolver problemas de saúde, evasão escolar, vínculos familiares fragilizados, abandono, violência, capacitação profissional, drogadição, convivência, orientação social, ou seja, tudo que envolve proteção básica familiar, que necessita cuidados, encaminhamento e acolhimento.
Os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais envolvidos (psicólogos, assistentes sociais, orientadores sociais, coordenadores e auxiliares administrativo) têm como função identificar por meio de um simples bate papo na hora do preenchimento do cadastro, as reais deficiências destas famílias e fazer o devido acolhimento e direcionamento, para uma possível resolução.
CRAS 3 - Izabe Molina
O CRAS atende todas as faixas etárias. Os trabalhos tem início desde zero anos, até acima de 60 anos.
Tem projetos específicos e orientados para cada faixa etária para dar aos assistidos responsabilização, oportunidade de trabalho, orientação sexual, etc, ou seja, o CRAS busca empoderar seus assistidos a caminhar com “pernas próprias”, passando conhecimentos e informações, direcionando o caminho e, acompanhando para que tenham autonomia e se sintam capacitados para a busca de soluções para seus problemas.
Mesmo com a pandemia, as atividades não pararam, são realizadas e entregues nas residências, feitas por telefone ou mesmo por meio de visitas com todos os protocolos sanitários exigidos, para acompanhar e manter o vínculo e, claro, para identificar quem realmente está precisando de uma atenção especial neste período tão difícil.
“Como vereador, me sinto na obrigação de conhecer os serviços que o município têm à disposição da população, para poder direcionar e indicar de forma correta quem me procura, bem como ver a possibilidade de indicações para ampliar e melhorar ainda mais este tão importante trabalho”.
O vereador Gregório Casagrande finaliza dizendo “essas visitas estão sendo mais que um aprendizado, estão sendo uma grata surpresa tanto positiva pelo trabalho desenvolvido pelos departamentos e a boa vontade dos profissionais; tanto negativa, pela tristeza de ver algumas negligencias há muito existentes e que poderiam já ter sido resolvidas por outras administrações, ainda pendentes.”
Assessoria de Gabinete do vereador Gregório Casagrande
(16) 3209-9496