Farmácia Municipal é reinaugurada após obras de revitalização em Jaboticabal

por Ana Paula Junqueira publicado 30/11/2023 19h04, última modificação 30/11/2023 19h11

A Farmácia Municipal “Diogenes Roma” foi reinaugurada oficialmente na manhã dessa quinta-feira (30.nov.23) pela Prefeitura de Jaboticabal. Os atendimentos à população também já começaram. O presidente da Câmara Municipal, Dr. Edu Fenerich (MDB), prestigiou a cerimônia, que contou com a presença dos vereadores Renata Assirati (PODEMOS), Val Barbieri (PRTB), Dr. Mauro Cenço (PODEMOS) e Daniel Rodrigues (PSDB), além de secretários municipais, servidores e munícipes.

O prédio que abriga o equipamento público passou por uma ampla revitalização, com adequação do telhado, novos mobiliários, além de uma nova ala para o atendimento dos cidadãos que buscam pelos medicamentos de alto custo e os de demanda judicial. Segundo o prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo (MDB), o objetivo é garantir mais comodidade e segurança para os funcionários e munícipes que utilizam o espaço. A Administração chegou a enfrentar paralisação na obra, que durou alguns meses, por impasses com a empresa responsável, o que resultou em um acordo amigável, segundo o prefeito, e em uma nova licitação para finalização da reforma. “Voltamos para nossa casa! Ficamos de 2021 até esse presente momento em outro lugar enquanto a farmácia passava por uma revitalização. Agora entregue oficialmente à população! Ainda precisamos fazer algumas adequações, mas logo estará em seu funcionamento total, com ar-condicionado, climatizada, pra receber a população com toda a comodidade. Mas oficialmente ela está aberta e recebendo a população”, destacou Prof. Emerson.

Nova ala para o atendimento dos cidadãos que buscam pelos medicamentos de alto custo.

A obra custou cerca de R$ 550 mil aos cofres públicos. Do montante, R$ 500 mil é fruto de uma emenda parlamentar do então deputado estadual Vaz de Lima, conquistada pelo vereador Dr. Edu Fenerich (MDB) ainda em 2017. “É uma emoção ímpar para mim, que estou vereador e Presidente da Câmara, sobretudo como alguém que por 37 anos exerceu as funções de médico do serviço público municipal. Conheço de perto as necessidades de termos uma farmácia municipal com instalações modernas e adequadas, que possa proporcionar o melhor atendimento a nossa população. Digo sempre que, aliado à conquista e ao depósito efetivo do recurso financeiro na conta da prefeitura, tem que ter um agente político que deve aplicá-la. E esse agente deve ter necessariamente um tino administrativo, elevado espírito público e uma acurada sensibilidade social pra fazê-lo da melhor maneira possível. Sem dúvida essas qualidades encontramos no prefeito Emerson. Parabenizo a todos aqueles que de alguma forma contribuíram pra que esse sonho se transformasse em realidade, mas em especial os dez mil jaboticabalenses que serão atendidos aqui por mês, e, portanto, serão alvos do atendimento competente, dedicado e, sobretudo, humanizado dos queridos servidores da farmácia municipal”, manifestou o chefe do Poder Legislativo.

Autoridades municipal participam da cerimônia de inauguração da obra.

O secretário de Saúde, Sérgio Ramos, também falou da importância da farmácia para a população. Ele salientou o empenho dedicado pelos servidores que atuam no equipamento, e destacou os esforços financeiros do poder público para o oferecimento dos medicamentos. Segundo Ramos, somente com remédios de alto custo por demandas judiciais, a prefeitura desembolsou, entre janeiro e novembro deste ano, cerca de R$ 2.2 milhões. “Por isso a necessidade de buscar recursos junto aos governos Estadual e Federal. Tanto o nosso prefeito quanto os vereadores estão empenhados para isso”, ressaltou o chefe da pasta.

PARA SABER – A Farmácia Municipal é um centro de dispensação de medicamentos pertencente ao Sistema Único de Saúde (SUS) para contribuir com a recuperação e preservação da saúde dos moradores da cidade usuários do SUS. São disponibilizados medicamentos para hipertensão, diabetes, analgésicos, antitérmicos, antinflamatórios, antibiótico, antialérgicos, antidepressivos, entre outros. Ao todo, são mais de 200 itens padronizados provenientes dos Governos Federais, Estaduais e Municipais. A relação de medicamentos (REMUME) da Farmácia Municipal também é disponibilizada no site da prefeitura (https://www.jaboticabal.sp.gov.br/lista-de-medicamentos-disponiveis-farmacia-municipal).

A unidade está localizada na Av. Marechal Deodoro, 104, no centro da cidade. O atendimento da farmácia básica ocorre de segunda a sexta-feira, da 7h às 16h00. Para a retirada de medicamentos é necessário levar a carteira do SUS, o documento de identidade e a receita médica com a prescrição do medicamento.

Confira o vídeo produzido pela Prefeitura Municipal de Jaboticabal: