Jaboticabal ganha dois novos cidadãos jaboticabalenses e homenageia artista e empresa da cidade por Honra ao Mérito
A Câmara Municipal de Jaboticabal realizou sessão solene na segunda-feira (24.abr.2023) para a entrega do Título de Cidadania a Carlos Alberto de Faria e Mônica Gorayb Reino, além de Diplomas de Honra ao Mérito à Sorveteria Super Moni e ao artista Waldir Vicente.
O primeiro da noite a receber a honraria foi Carlos Alberto de Faria. Nascido em 09 de maio de 1941 em Taiaçu, descendente do revolucionário de 1932, Benedito José de Faria e de Loreda Antonelli de Faria, não escondeu seu amor por Jaboticabal. Antes mesmo de ser reconhecido filho de Jaboticabal, por outorga conferida por meio do Decreto Legislativo nº 740/2020, de iniciativa do então vereador João Bassi, a história de Faria já se misturava às terras jaboticabalenses. Isso porque, ainda jovem, em 1958, ajudou (em rascunho) a compor o Hino de Jaboticabal com o Professor “Francisco Berlingieri Marino” e o Maestro “Michelino Maisano”, pois era seu assistente. Dedicado à cultura, além de músico e profissional polivalente, foi funcionário público de Jaboticabal por 12 anos, onde atuou como Técnico de Segurança do Trabalho, ocupou a presidência do Clube da Velha Guarda, entre outras atividades junto ao Tiro de Guerra e orquestras musicais.
Carlos de Faria durante seu pronunciamento na sessão solene.
“Sinto-me honrado em pertencer a este município desde 1956, quando aqui cheguei com 15 anos até o dia de hoje. Cidade que ajudei e sempre ajudarei a prosperar no mais amplo sentido com amor e garra até onde nosso Criador nos permitir. Viva Jaboticabal do meu coração e agora minha cidade Natal!”, declarou Faria. Antes de deixar a Tribuna, o homenageado se cobriu com a Bandeira do Município jaboticabalense em um símbolo de respeito e amor pela terra que o acolheu.
“Ao senhor Carlos Alberto, meu grande amigo, eu só tenho a agradecer a você e sua família, por você ter chegado aonde você chegou. Prestando serviços a toda nossa comunidade, e na nossa região, como está aqui no histórico. Com toda certeza é merecedor dessa grande honraria! A partir de hoje você tem o registro de Cidadão Jaboticabalense”, registrou o autor da propositura, o vereador nas legislaturas 2009/2012 e 2017/2020, João Bassi, durante seu pronunciamento em saudação ao homenageado.
Carlos de Faria, ao lado de seu esposa, recebe o Título de Cidadão Jaboticabalense das mãos do então vereador, autor da propositura, João Bassi.
Na sequência, a votuporanguense de nascimento, Mônica Gorayb Reino, recebeu o Título de Cidadã Jaboticabalense. Servidora da prefeitura de Jaboticabal desde 1974, atua na área de eventos e cerimonial do Poder Executivo, onde organizou vários eventos, como Reveillon no lago, Feira do Livro, Festa do Quitute, Carnaval, Festa do Trabalhador, sempre com o objetivo de levar alegria e entretenimento à população, quer na área social, cultural e filantrópico. Mas o amor por Jaboticabal não foi à primeira vista: “... com 16 anos me mudei para cá. Eu vim chorando, gente... por largar amigos de infância”, compartilhou Mônica, que com o passar do tempo, aprendeu a amar Jaboticabal. Tanto que um dos seus grandes sonhos passou a ser: tornar-se Cidadã Jaboticabalense, uma vez que “além dos seus filhos terem nascido aqui, também ama muito essa cidade e adotou-a como sua verdadeira terra, da qual se orgulha a cada dia de poder participar da sua construção... nada mais justo do que dedicar esta homenagem a esta pessoa que tanto sonhou com este dia de poder ser recebida como uma Jaboticabalense legítima”, pontuou, na exposição legislativa que motivou a outorga (Decreto Legislativo nº 353/2004), a então vereadora Stela Serra, autora da homenagem na legislatura 2001/2004, e que não pôde estar presente à cerimônia.
Mônica Reino durante uso da Tribuna na sessão solene.
Mônica, por sua vez, subiu à Tribuna para agradecer. “... Este momento é único e ímpar em minha vida. Tô emocionada!... Quero enfatizar que recebo esta homenagem com muita humildade, consciente que a conquista dessa honraria não é apenas fruto de meus esforços, mas da junção de esforços de todos aqueles que têm acompanhado e contribuído nos momentos tristes e alegres, me apoiando, aconselhando e indicando o meu norte. Nesta cidade fiz muitos amigos. Tive a chance de participar de grandes lutas políticas e sociais. A esta cidade dei e continuarei dando o meu empenho e a minha dedicação!... agora sou uma Cidadã Jaboticabalense”, finalizou Mônica.
Mônica Reino,ao lado de sua mãe, recebe o Título de Cidadã Jaboticabalense das mãos da vice-presidente da Casa, vereadora Val Barbieri, e do prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo.
Depois foi a vez do vereador Gilberto de Faria saudar a empresa Sorveteria Super Moni - que completa 57 anos de fundação em 2023 -, homenageada com Diploma de Honra ao Mérito, seguindo o Decreto Legislativo nº 795/2022. O parlamentar fez um breve resumo da história de sucesso da empresa, que nasceu em 1966 com Orides Roncato e em 1978 foi comprada pelos irmãos Francisco, João e Jorge Montedor. De trabalhadores da lavoura ao ramo de sorveteria, os irmãos Montedor decidiram arriscar. Até consórcio de carro, contemplado logo no primeiro mês, ganhou um outro rumo: de ‘quatro rodas’ a 12 freezers novos para a sorveteria. Desde então, com criatividade e empenho, a empresa prosperou. Com cardápio rico em variedade de taças de sorvetes, potes e picolés, a Super Moni conta com a colaboração de 16 funcionários fixos, aumentando aos domingos e feriados com a ajuda de free-lancers. “Diante de uma história de tamanha grandeza, é justo que a comunidade de Jaboticabal, através dos representantes legítimos do povo, conceda o Diploma de Honra ao Mérito à Sorveteria Super Moni, que por anos vem fazendo parte da vida dos jaboticabalenses. Proporcionando momento de união, comemoração, alegria e felicidade”, expressou Gilberto de Faria.
Jorge Montedor fala em nome da Sorveteria Super Moni, homenageada com Diploma de Honra ao Mérito.
Por seu turno, o representante da Super Moni, Jorge Montedor, exprimiu sua gratidão: “Aos nossos valorosos clientes de Jaboticabal, agradecemos desde já por escolherem fazer negócios conosco... Estamos comprometidos em fornecer produtos de qualidade. Aos nossos dedicados colaboradores, nosso reconhecimento por seu trabalho incansável e dedicação à empresa. Seu empenho e contribuição diária são fundamentais para satisfação dos nossos clientes. A todos vocês, nossos parceiros, vereadores, prefeito e colaboradores, nossa gratidão é imensa. É uma honra contar com cada de vocês em nossa jornada”.
João e Jorge Montedor recebem o Diploma de Honra ao Mérito das mãos do vereador Gilberto de Faria, autor da propositura.
Igualmente recebeu Diploma de Honra ao Mérito o artista Waldir Vicente, concedido por iniciativa da vereadora Val Barbieri, em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 809/2023. Waldir, que aos 50 anos perdeu parte dos membros superiores em um acidente envolvendo uma picadeira de cana-de-açúcar, teve que se redescobrir. Foi quando encontrou na arte um novo caminho. “O que poderia ser uma história trágica, com um resultado dramático para Waldir e sua família, se tornou uma formidável e admirável história exemplar para todos nós. Sem nunca ter desenhado ou pintado absolutamente nada, o senhor Waldir, com um auxílio de um adaptador manual, começou a realizar pinturas com a boca. Foi aí então que o dom de Deus foi revelado em sua vida, um talento de dimensões inestimáveis. Surgiu então o Artista Waldir Vicente, que eu sou muito fã... Waldir Vicente é um exemplo inspirador de um artista talentoso e dedicado que superou suas limitações físicas com sua paixão e habilidade artística.”, declarou a parlamentar em seu pronunciamento.
Seu Waldir subiu à Tribuna emocionado: “Primeiro lugar, agradecer a Deus, por eu estar aqui neste lugar! Quero agradecer também a Val Barbieri, por tudo que ela fez por mim. Agradecer a todos vereadores, prefeito e presidente desta Casa. Agradecer minha filha, porque tudo que eu dependo dela, ela me faz. Minha esposa e meus filhos, netos, e a Daiane também, que é outra pessoa tudo para mim na minha vida... Eu não comecei desenhando, eu comecei escrevendo. Contando a minha vida e como foi que aconteceu tudo isso comigo. Depois eu comecei a desenhar. Passei pela Escola de Arte, depois eu parei, porque eu queria fazer minhas coisas, para ninguém copiar. E por aí eu fui praticando! Graças a Deus, eu consegui o que eu queria. Agora, com esse Diploma que vocês estão me dando, eu acabei de chegar onde eu queria, então estou muito feliz!”, dividiu com o público seu Waldir.
Waldir Vicente, ao lado da filha, recebe o Diploma de Honra ao Mérito das mãos da vereadora Val Barbieri.
O Prefeito Municipal, Prof. Emerson Camargo, que prestigiou a cerimônia, saudou os homenageados em nome do Poder Executivo: “É uma história mais linda quanto a outra. Trazendo sua singularidade e particularidade... Jaboticabal se torna uma cidade cada vez melhor quando pessoas como vocês nela defendem, trabalham e se dedicam diariamente. Deus abençoe a cada uma”, manifestou o prefeito em nome do Poder Executivo.
Mesa dos trabalhos da sessão solene presidida pela vereadora Val Barbieri. [Esq. à dir.] Secretário de Obras e vereador nas legislaturas 2009/2012 e 2017/2020, João Bassi; 2º Secretário da Casa, vereador Ronaldinho; prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo; vice-presidente da Casa, Val Barbieri; 1ª Secretária da Casa, vereadora Renata Assirati; e vereador Gilberto de Faria.
A íntegra da sessão, com os discursos, está disponível no canal da Câmara no YouTube (https://www.youtube.com/camaramunicipaldejaboticabal). O álbum de fotos completo pode ser visto no Facebook da Câmara.
Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9478