Jovens parlamentares participam de sessão plenária simulada em atividade da Escola do Legislativo

por Ana Paula Junqueira publicado 11/10/2024 16h09, última modificação 11/10/2024 16h09

A sessão do Parlamento Jovem (PJ) movimentou o Plenário da Câmara Municipal de Jaboticabal na noite dessa quinta-feira (10.out.24). Ao todo, os jovens parlamentares simularam a votação de um projeto de lei, além da leitura de sete indicações, todos apresentados por eles.

Apesar das matérias não terem força de lei na prática, a atividade possibilitou aos jovens sentirem na pele o funcionamento de uma sessão ordinária. Incumbidos de representar suas escolas, os jovens parlamentares venceram o nervosismo e ocuparam a Tribuna para defender suas proposições.

Jovens parlamentares ocupam a Tribuna para a apresentação e defesa das proposições apresentadas.
Jovens parlamentares ocupam a Tribuna para a apresentação e defesa das propostas apresentadas.

Com o apoio de amigos, professores e pais, que acompanharam a sessão da galeria do Plenário, cada dupla contou com cerca de cinco minutos para a exposição das propostas.

O vereador Prof. Jonas (PSD), representando o Poder Legislativo, e o prefeito Prof. Emerson Camargo (MDB), marcaram presença na atividade. As autoridades subiram à Tribuna para parabenizar a coragem dos jovens parlamentares em participar no projeto, além de enaltecer a prática da democracia. Também subiu à Tribuna a ex-jovem parlamentar na edição de 2017, Sabrina Avelar, que neste ano saiu candidata ao cargo de vereadora nas eleições municipais pelo partido MOBILIZA.

Esta é a nova edição do projeto, que envolve alunos do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do município. O objetivo do Parlamento Jovem, organizado pela Escola do Legislativo, é estimular a participação política dos adolescentes no processo democrático, além de levar conhecimento aos participantes sobre o funcionamento do Poder Legislativo e estimular debates sobre cidadania.

VIAGEM POLÍTICO-CULTURAL – No dia 07 de novembro, os estudantes e seus professores orientadores partem para uma viagem rumo a São Paulo, custeada pela Câmara Municipal, onde vão conhecer a Assembleia Legislativa do Estado. Os jovens parlamentares ainda devem cumprir uma agenda com o prefeito municipal, em data a ser definida, para a atividade de harmonia entre os poderes Legislativo-Executivo.

Jovens parlamentares da nona edição do PJ juntamente com o vereador Prof. Jonas, o prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo, e a diretora da Escola do Legislativo, Silvia Mazaro.

Composição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2024:
PRESIDENTE – Maria Eduarda Delbon de Souza (Joaquim Batista)
VICE-PRESIDENTE – Maria Eduarda Ferraz Bedin (Novo Anglo)
1º SECRETÁRIO – Bryan Botta da Silva (Poligenes)
2º SECRETÁRIO – Kauã Accorsi Mafra (Joaquim Batista)

Jovens parlamentares que compõem a nona edição do projeto:

Maria Eduarda Fadin Polachini e Abner Henrique Sant´Anna Vieira  Colégio Maria
Hingrid Sette Costa e Samya Teresa Revolti Martins  Colégio Nossa Senhora do Carmo
Maria Eduarda Ferraz Bedin e Luísa Stabile Simei  Colégio Novo Anglo
Ana Caroline Pereira Silva e Bárbara Schocken Greggio  Colégio Objetivo
Bryan Botta da Silva e Théo Durigan Cândido Paulo  Colégio Poligenes
Vitor Hugo Jus Camilotti e Nicolas Soares dos Santos  Colégio Técnico Agrícola