Parlamento Jovem 2023 faz sessão plenária na próxima quinta-feira (05/10)

por Ana Paula Junqueira publicado 29/09/2023 15h49, última modificação 07/10/2024 09h07


O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Jaboticabal se reúne no dia 05 de outubro em uma simulação de Sessão Ordinária para apreciar as proposições de iniciativa dos dez estabelecimentos de ensino participantes da oitava edição do projeto. A sessão começa às 19h00, no plenário da Casa, com transmissão pelo canal da Câmara no YouTube (https://www.youtube.com/camaramunicipaldejaboticabal).

Nove proposituras serão analisadas pelos jovens parlamentares, sendo oito indicações. Entre elas está uma apresentada pelos alunos da Escola Estadual Doutor Joaquim Batista, para que o Município estabeleça uma agenda de atendimento, por psicólogos (possivelmente do CAPS), para atendimento psicológico de estudantes e funcionários nas escolas públicas municipais, podendo estender às escolas estaduais. Também foram apresentadas indicações para a melhoria das condições do Canil Municipal de Jaboticabal, do Colégio Santo André; para promoção de visibilidade dos espaços socioculturais de Jaboticabal, do Colégio Maria; para adoção de medidas para promover parcerias com ONGs de assistência humanitária para os moradores de rua, do Colégio Poligenes; para adoção de medidas que promovam a criação de grupos de estudos nas escolas públicas municipais, visando facilitar e estimular o desenvolvimento de atividades escolares entre os alunos, do Colégio Técnico Agrícola; para a criação de uma agenda semanal para ajudar as pessoas de baixa renda com dificuldades na alimentação regular, do Colégio Nossa Senhora do Carmo; correção e restauração de quadras esportivas em Jaboticabal como forma de incentivar a população a usarem as quadras de forma segura, da Escola Estadual Aurélio Arrobas Martins; e indicação para a restauração da ciclovia da marginal, além da utilização do Cine Teatro Municipal para eventos culturais gratuitos, com a entrada do município no Circuito Sesc, além da busca de parcerias com peças teatrais e criação de um calendário cultural com a divulgação em todos os meios de comunicação da cidade.


Jovens parlamentares participam de segunda oficina do PJ, quando puderam eleger entre eles, a composição da Mesa Diretora que irá conduzir a sessão plenária da oitava edição do projeto.

Além das indicações, um Projeto de Lei, desenvolvido pelos jovens parlamentares da Escola Estadual Professor Antônio José Pedroso, também será votado. A matéria pede alteração na lei que criou o "Programa Emergencial De Auxílio-Desemprego" – PEAD (Lei nº 3.371, 24/02/2005).

Apesar das proposições apresentadas pelas unidades de ensino e seus representantes não terem força de lei na prática, a atividade garante aos jovens a possibilidade de sentirem na pele como funciona o processo legislativo, bem como o andamento de uma Sessão Ordinária. Da mesma forma, os textos ficam disponíveis para os vereadores e prefeito como sugestões para possíveis produções legislativas.

A sessão será presidida pela jovem parlamentar Karoline Marques dos Reis, da Escola Estadual Antonio José Pedroso, eleita Presidente com seis votos durante a segunda oficia do Parlamento Jovem realizada no dia 30 de agosto. A Mesa ainda será composta por Vitória Helen de Melo, do Colégio Técnico Agrícola, que ficou com a Vice-Presidência, com oito votos; Juliana Aparecida Delfino, do Centro Educacional SESI, que foi escolhida para o cargo de 1ª Secretária com 10 votos, e Maria Vitória Ribeiro, também do Centro Educacional SESI, para o de 2ª Secretária, com sete votos. Esta é a primeira vez que o Parlamento Jovem, desde seu início, em 2013, tem a Mesa Diretora é composta somente por mulheres.


Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2023, eleita entre os jovens parlamentares, composta, pela primeira vez, desde o início do projeto, em 2013, somente por mulheres.

Karoline falou sobre a vitória e também da expectativa para conduzir a sessão plenária do Parlamento Jovem. “Foi bem acirrado. Eu não esperava que eu ia ganhar. Mas no começo eu fui conversando [com os demais jovens parlamentares], porque já é da minha cultura, sempre conversar com todo mundo, interagir. Eu também já tenho a rotinha de sempre tá representando [alunos] por conta de Grêmio [Estudantil]. Então eu fui fazendo minha propaganda. Minha expectativa é que ocorra tudo bem, por mais que, com certeza, eu vou estar nervosa. Mas eu gosto desse nervosismo”, contou a presidente eleita.

PRÓXIMAS ETAPAS – No dia 09 de novembro, os jovens parlamentares partem rumo à capital do estado para uma viagem político-cultural, custeada pelo Legislativo jaboticabalense. Os alunos e seus professores orientadores visitarão a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e o Museu da Língua Portuguesa. O grupo também deve participar de uma reunião com o Prefeito Municipal, Prof. Emerson Camargo, que comanda o Poder Executivo Municipal, ainda em data a ser definida.

O QUE O PJ? O Parlamento Jovem é um programa apartidário organizado anualmente pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Jaboticabal. Voltado para alunos do 1º Ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do município, o objetivo é estimular a participação política dos adolescentes no processo democrático, além de levar conhecimento aos participantes sobre o funcionamento do Poder Legislativo e estimular debates sobre cidadania.

Composição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2023:
Presidente: Karoline Marques dos Reis (E.E “Antonio José Pedroso”)
Vice-Presidente: Vitória Helen de Melo (Colégio Técnico Agrícola)
1ª secretária: Juliana Aparecida Delfino (Centro Educacional SESI)
2ª secretária: Maria Vitória Ribeiro (Centro Educacional SESI)

Jovens parlamentares que compõem a oitava edição do projeto:
Centro Educacional SESI – Juliana Delfino e Maria Vitória Ribeiro
Colégio Maria – Guilherme Travaini Chinalia e Maria Eduarda Nogueira de Oliveira
Colégio Nossa Senhora do Carmo – Mariana Farinelli e Maria Eduarda Ferreira
Colégio Novo Anglo – João Pedro dos Santos e Marcos Politi
Colégio Poligenes – Marco Antônio Cabral Nascimento e Camily Vitória Fumagali Sacco
Colégio Santo André – Bianca Carvalho da Cunha e Bruno Zocolaro de Campos
Colégio Técnico Agrícola – Maria Clara Ferreira da Silva e Vitória Helen de Melo
Escola Estadual Aurélio Arrobas Martins (Estadão) – Jefferson Silva Prachedes Bento
Escola Estadual Doutor Joaquim Batista – Ariel dos Santos Alcidio e Isac Santos Conceição
Escola Estadual Professor Antônio José Pedroso – Karoline Marques dos Reis e Felipe André Pereira Miranda

Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9477