Parlamento Jovem se reúne com o prefeito Prof. Emerson na sede do Poder Executivo
Os integrantes da oitava edição do Parlamento Jovem (PJ) da Câmara Municipal de Jaboticabal, organizado pela Escola do Legislativo, se reuniu nessa quarta-feira (25.out.23] com o prefeito Prof. Emerson Camargo (MDB) no Paço Municipal “Prof. Dayton Aleixo de Souza”.
A visita, em formato de bate papo com o Chefe do Poder Executivo, abordou questões relacionadas às indicações e projeto de lei apresentados pelos jovens parlamentares na sessão plenária simulada ocorrida no dia 5 de outubro, na Câmara Municipal.
Prof. Emerson leu cada um dos textos apresentados, quando pôde ouvir dos próprios jovens parlamentares sobre a ideia das proposições. O prefeito ainda falou sobre ações relacionadas a algumas das indicações que a prefeitura já tem feito na cidade e das previsões, como a construção do novo Canil Municipal, que deve ser finalizada até final de 2024.
Prefeito Prof. Emerson Camargo lê as proposições apresentadas pelos jovens parlamentares e sinaliza sobre a possibilidade de que algumas indicações apresentadas por eles possam sair do papel.
O prefeito ainda sinalizou aos jovens parlamentares sobre a possibilidade de que algumas indicações apresentadas por eles possam sair do papel e ser executada pelo Governo. Mas para isso, reuniões entre os jovens e as secretarias do Governo devem acontecer nos próximos meses, com auxílio da Escola do Legislativo da Câmara.
Prof. Emerson também abriu as portas do Gabinete do Prefeito para que o grupo conhecesse o local de onde faz os despachos de documentos, recebe autoridades, entre outros.
O presidente da Câmara de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich, ao lado do secretário de Governo, também marcou presença na recepção dos jovens parlamentares. “É um programa [Parlamento Jovem] muito interessante na formação dos jovens. Quem sabe, no futuro, alguns poderão representar nossa cidade em algum cargo desses [vereador, prefeito ou secretário], e assim já terão tido algum contato com ele”, manifestou Fenerich aos integrantes do PJ.
Presidente da Câmara Municipal, Dr. Edu Fenerich, representando o Poder Legislativo, ao lado do secretário de Governo, Rodrigo Manolo, e do chefe de gabinete, André Dias, na recepção dos jovens parlamentares no Paço Municipal.
Segundo a diretora da Escola do Legislativo, Silvia Mazaro, “este é o momento do programa onde os alunos visitam o prefeito para tentarem entender um pouco mais sobre a divisão do Estado Brasileiro, entre eles, o Poder Executivo. Essa atividade acontece porque quando um projeto de lei é aprovado na Câmara, ele é enviado para o prefeito, que pode ou não sancionar. Quando o prefeito sanciona um projeto, quer dizer que ele concorda, então manda para a publicação, e só então a matéria passa a valer como Lei. Caso o prefeito não concorde, ele pode vetar o projeto em parte ou no total, e neste caso, volta pra Câmara para os vereadores analisarem novamente. Já no caso das indicações, que é a maioria do que foi apresentado pelos jovens parlamentares desta edição, o prefeito pode ou não acatar, porque como o próprio nome diz, é uma indicação, não é uma obrigação legal. É este processo que eles vão experimentar nesta etapa”, explicou a dirigente.
Essa foi a penúltima etapa do programa, que termina com uma viagem político-cultural à capital do estado, no dia 09 de novembro, custeada pelo Legislativo Municipal, para que os jovens parlamentares conheçam, em uma visita guiada, a Assembleia Legislativa de São Paulo e o Museu da Língua Portuguesa.
Jovens parlamentares visitam o Gabinete do Prefeito.
COMO FUNCIONA O PJ? – A Escola do Legislativo organiza anualmente o Parlamento Jovem para alunos do 1º ano do Ensino Médio, com faixa etária de 16 anos. O pontapé inicial é dado com palestras e visitas às escolas para esclarecimentos e informações quanto ao funcionamento do programa. Todas as escolas com Ensino Médio podem participar gratuitamente.
A partir de então, começa a etapa nos estabelecimentos de ensino, quando os professores desenvolvem os textos com os pupilos. Dentre os projetos formulados, cada escola deve eleger uma proposição que será enviada à Câmara, bem como eleger dois alunos que representarão suas respectivas instituições de ensino.
Com as indicações escolares enviadas à Casa de Leis, os estudantes eleitos participam de oficinas ministradas pela Escola do Legislativo na sede da Câmara Municipal, de uma sessão plenária simulada, da visita ao Poder Executivo, e de uma viagem político-cultural à capital do estado para conhecer a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e um ponto cultural.
Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9477