Ronaldo Peruci é eleito presidente da Câmara de Jaboticabal para o biênio 2025/2026

por Ana Paula Junqueira publicado 01/01/2025 23h31, última modificação 01/01/2025 23h34

Com oito votos, a Câmara Municipal de Jaboticabal elegeu, na noite dessa quarta-feira (1º de janeiro de 2025), na sessão de instalação e posse para a 19ª Legislatura, o vereador Ronaldinho (AVANTE), como presidente do Legislativo jaboticabalense. O cargo foi disputado com vereador Samuel Cunha, que obteve cinco votos. Com o resultado, o parlamentar irá chefiar os trabalhos legislativos e administrativos da Casa pelos próximos dois anos.

Em seu discurso como presidente eleito, Ronaldinho agradeceu esposa, familiares, eleitores, amigos, e defendeu a independência e harmonia entre os Poderes. “Quero agradecer especialmente aos meus colegas vereadores que confiaram em mim. Sei que juntos temos a responsabilidade de construir um futuro mais digno e promisso para Jaboticabal... Como presidente desta Casa, meu maior compromisso será com a transparência e a honestidade. Acredito que a democracia só se fortalece quanto todos têm a oportunidade de contribuir... Vamos trabalhar juntos para garantir a dignidade e qualidade de vida para nossa gente”, pronunciou o vereador


Vereador Ronaldinho faz seu primeiro discurso como presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal.

Também foram eleitos os demais integrantes da Mesa Diretora. O vereador Wilsinho Locutor foi eleito Vice-Presidente com 12 votos, diante de um voto conferido a Samuel Cunha; o vereador Prof. Jonas (PSD) foi conduzido ao cargo de 1º Secretário, com 12 votos, diante de um para o vereador Samuel Cunha; o vereador Ronaldo Bolognezzi conquistou 13 votos e garantiu por unanimidade o cargo de 2º secretário.

A eleição da Mesa, conduzida pelo presidente em exercício, vereador Gilberto de Faria, foi realizada em separado, para cada cargo da Mesa (presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários), por escrutínio, ou seja, por votos manifestados via cédulas de papel. Serviram de escrutinadores (responsáveis pela apuração dos votos), os servidores Denise Cardozo, Luiz Carlos dos Santos e Silvia Mazaro.

O QUE É A MESA DIRETORA? É o órgão da Câmara Municipal formado pelo presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário, que possuem a competência de dirigir os trabalhos em Plenário; propor Projetos de Resolução e Projetos de Decreto-Legislativo; elaborar e expedir Ato de discriminação das dotações orçamentárias da Câmara; suplementar dotações do orçamento da Câmara; nomear, promover, reclassificar, exonerar, comissionar, aposentar, demitir, exonerar, determinar a apuração de responsabilidades administrativas civil e criminal de servidores faltosos; aplicar penalidades administrativas; devolver à Tesouraria da Prefeitura, o saldo de caixa existente na Câmara, no final de cada exercício; enviar ao Prefeito, até o dia 1º de março, as contas do exercício anterior; assinar os Autógrafos das Leis destinadas à sanção e promulgação pelo Chefe do Executivo; entre outros (Art. 17 do Regimento Interno).

A Mesa Diretora é composta por vereadores escolhidos pelos próprios parlamentares por meio de votação via cédula de papel. Cada cargo possui eleição própria, sendo necessária a maioria simples de votos – presentes pelo menos, a maioria absoluta dos membros da Câmara – para se eleger. O mandato da Mesa Diretora é de 24 meses, e o vereador não pode ser reconduzido para o mesmo cargo na mesma legislatura. (Art. 24 da Lei Orgânica).



Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9478