SAAEJ comemora 50 anos de fundação e recebe homenagem da Câmara Municipal de Jaboticabal

por Ana Paula Junqueira publicado 29/05/2024 16h33, última modificação 29/05/2024 16h36

No último dia 24 de maio, a Câmara Municipal de Jaboticabal realizou uma sessão solene de homenagem pelo cinquentenário de fundação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal (SAAEJ). A solenidade abriu a noite de comemoração promovida pela autarquia, no Sthécla Hall, reunindo autoridades locais, servidores ativos e inativos e ex-dirigentes que fazem parte da história do SAAEJ, além de familiares.

O evento foi marcado pela entrega de 192 placas comemorativas, em cumprimento ao Decreto Legislativo 821/2023, aprovado por unanimidade na Casa de Leis. Os nomes foram escolhidos por uma comissão composta por integrantes da autarquia.

Vereador Gilberto de Faria na solenidade de 50 anos do SAAEJ
Vereador Gilberto de Faria saúda os homenageados.

O vereador Gilberto de Faria (MDB), autor da honraria, relembrou a criação do SAAEJ em 1974 pelo então prefeito Prof. Antônio Mônaco e enalteceu a importância da autarquia para o desenvolvimento da cidade. “Além de ser referência na prestação dos serviços públicos de água e esgotamento sanitário, a autarquia se destaca nacionalmente pela excelência na gestão de resíduos sólidos. O nosso aterro sanitário é o único aterro sanitário Municipal que conquistou durante 7 anos consecutivos a nota máxima na avaliação de qualidade (anos de 2015 a 2021) [pela CETESB]...”, pontuou o parlamentar. “Há dezoito anos orgulhosamente faço parte desse time de funcionários”, compartilhou Faria.

Adriana de Campos fala em nome dos homenageados na solenidade de 50 anos do SAAEJ
Servidora da autarquia, Adriana de Campos, fala em nome dos homenageados.

Em nome dos homenageados, Adriana Eduarda Garcia de Campos expressou sua gratidão pelo reconhecimento. “Homenagear é reconhecer o valor do ser humano. Hoje tornou-se público este reconhecimento. Ao longo desses anos foram compartilhados momento de risos, lágrimas, sucessos e fracassos. E foi isso que fez de cada homenageado uma peça importante na história da autarquia. Essa homenagem se faz justa e necessária a todos os servidores que não mediram e não medem esforços para cumprirem sua missão”, afirmou Adriana.

Presidente do SAAEJ, Alberto Almeida, na solenidade pelos 50 anos da autarquia.
Presidente do SAAEJ, Alberto Almeida, durante seu pronunciamento.

O presidente do SAAEJ, Alberto Claudio Almeida Filho, também ressaltou a importância dos colaboradores para o sucesso da autarquia. “Hoje celebramos não apenas o aniversário de 50 anos SAAEJ, mas também uma jornada marcada pela dedicação incansável de todos que fazem parte desta autarquia... A contribuição dos nossos colaboradores vai além do seu trabalho diário. Eles são os guardiões do nosso meio ambiente, os defensores da Saúde Pública e os agentes de transformações em nossa cidade. São suas mãos habilidosas, suas mentes criativas e seus corações generosos que moldam o futuro do SAAEJ... que continuemos a trilhar junto este caminho de sucesso e excelência, honrando o legado de cinco décadas e construindo um futuro ainda mais brilhante para o SAAEJ e para nossa cidade. Somos todos SAAEJ!”

Prefeito Prof. Emerson Camargo na solenidade de homenagem pelos 50 anos do SAAEJ
Prefeito Prof. Emerson Camargo na solenidade de homenagem pelos 50 anos do SAAEJ.

Por sua vez, o prefeito Prof. Emerson Camargo enfatizou a importância do SAAEJ para o desenvolvimento da cidade. “Comemorar 50 anos é muito mais do que celebrar um Jubileu de Ouro, e sim, compreender profundamente cada momento, cada acontecimento, cada pedaço das grandes histórias que fizeram e fazem os valorosos 50 anos do SAAEJ”, disse Camargo. “Cada trabalhador que construiu e constrói o dia a dia do SAAEJ com seus sentimentos, com seu amor, com sua dedicação, com tudo aquilo que enfrenta na realidade, faz o SAAEJ um lugar cada vez mais diferente e melhor”, manifestou o Chefe do Executivo.

Presidente da Câmara, Dr. Edu Fenerich, conduz a sessão solene de homenagem pelos 50 anos do SAAEJ
Presidente da Câmara, Dr. Edu Fenerich, conduz a sessão solene de homenagem pelos 50 anos do SAAEJ.

Antes de declarar encerrada a solenidade, o presidente da Câmara Municipal, Dr. Edu Fenerich, relembrou momentos que considera decisivos, na história, para a sobrevivência do SAAEJ. “Em 10 de janeiro de 1989 participei da minha primeira sessão extraordinária [no Legislativo], onde a Ordem do Dia era composta de apenas um projeto, que reajustava em 420% a tarifa de água, resultado de quase 6 anos de irresponsabilidade do Poder Legislativo da época, que não reajustava a tarifa de água, e eu fui o único a usar a Tribuna para falar a favor daquela propositura, que foi aprovada... Ao longo da minha vida parlamentar, que já está por completar 28 anos, tive a honra de participar, pelo menos, de mais duas votações importantíssimas para manutenção do equilíbrio financeiro do SAAEJ: a que estabeleceu a paridade nas tarifas de água e esgoto e a que desempatou a votação do projeto de lei que criou a taxa do lixo, e livrou a autarquia de dispender cerca de 6 milhões de reais por ano para uma atividade imprópria, impedindo qualquer possibilidade de investimento”, recordou Fenerich. “Isso tudo demonstra, com atos, o respeito que todos nós, vereadores, temos pelo nosso SAAEJ e seus dedicados e competentes servidores de ontem e de hoje. Merecidamente homenageados, recebam, portanto, todos, o reconhecimento e a gratidão da querida e calorosamente gente jaboticabalense, que por delegação expressa, nós, vereadores, temos a honra de representar”, concluiu Fenerich.

Igualmente prestigiaram a homenagem os vereadores Dra. Andréa Delegada, Gregório Casagrande, Dr. Mauro Cenço, Daniel Rodrigues, Prof. Jonas, Renata Assirati, Profa. Paula e Ronaldinho; além de secretários municipais.

PARA SABER – O SAAEJ foi criado pela Lei nº 1.133/1974 e inaugurado em 24 de maio de 1974 com a missão de controlar o sistema público de saneamento de Jaboticabal, incluindo os serviços de abastecimento de água potável e de esgoto sanitário. Em 1999 foi implantado o aterro sanitário de Jaboticabal, de responsabilidade do SAAEJ e administrado pela empresa REUSA, que conquistou nota 10 da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) pelo oitavo ano consecutivo. Mensalmente, cada munícipe pode levar até o aterro sanitário duas toneladas de resíduos sem qualquer custo.

Mais recentemente, novos investimentos foram feitos na busca por minorar os problemas de abastecimento de água enfrentados há décadas na cidade, como a construção de novos poços, com destaque para o poço profundo localizado no próprio SAAEJ e para o poço profundo no Vale do Sol (em finalização). Atualmente com uma capacidade de produção de água de 1.515m3/hora, o objetivo, segundo a autarquia, é melhorar a rede de distribuição, que é antiga e acumula uma perda de, aproximadamente, 50% de toda a água produzida pelo SAAEJ.

Confira a galeria de fotos:
PARTE I


PARTEII


PARTE III:


Assista a íntegra da sessão:



Assessoria de Comunicação

Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9477