Sessão ordinária do Parlamento Jovem 2019 é na quinta-feira (24/10)

por Ana Paula Junqueira publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 07/10/2024 09h07
Ao todo, 22 alunos subirão na tribuna da Câmara para defender as ideias apresentadas.

O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Jaboticabal se reúne no dia 24 de outubro em uma simulação de sessão ordinária para apreciar as proposições de iniciativa de onze estabelecimentos de ensino participantes do projeto em 2019. Ao todo, 22 alunos subirão na tribuna da Câmara para defender as ideias apresentadas. A sessão é aberta ao público e começa às 19h30, no plenário da Casa, com transmissão ao vivo pela WEBTV da Câmara.

O objetivo do Parlamento Jovem, projeto organizado pela Escola do Legislativo, é estimular a participação política dos adolescentes no processo democrático, além de levar conhecimento aos participantes sobre o funcionamento do Poder Legislativo e instigar debates sobre cidadania.

Segundo a diretora da Escola do Legislativo, Silvia Mazaro, apesar das matérias apresentadas pelos jovens não terem força de lei na prática, “os vereadores da Casa podem comprar a ideia dos jovens parlamentares e apresenta-las realmente no Legislativo. O Chefe do Executivo, que também deve receber os jovens parlamentares para um bate-papo sobre as propostas apresentadas por eles, pode, quem sabe, aproveitar alguma das indicações apresentadas e aplicar na cidade. Portanto, a atividade garante aos jovens a possibilidade de sentirem na pele como funciona o processo legislativo, bem como o andamento de uma Sessão Ordinária”.


Membros do PJ 2019 participaram da 1ª oficina.

NA PRÁTICA – Os membros do Parlamento Jovem participaram de duas oficinas. Na primeira, realizada no dia 26 de setembro, os alunos puderam conhecer um pouco sobre o Poder Legislativo e a sua relação com o Poder Executivo e Judiciário. Na oportunidade, a diretora do órgão, Silvia Mazaro, e o procurador da Casa, Leonardo Matsushita, falaram da função de cada propositura (projeto de lei, decreto, indicação, requerimento, entre outras), explicaram sobre o vício de iniciativa, e instruiu os alunos na adequação das proposições apresentadas pelas escolas. “Quando um projeto envolve gastos para o município, não pode ser de iniciativa do Poder Legislativo, ele tem que ser de iniciativa do Executivo, por isso muitos dos projetos que eles trouxeram, que envolve gastos, foram transformados em indicações”, esclareceu a dirigente.

ELEIÇÃO DA MESA – A composição dos integrantes da Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2019 ficou conhecida na tarde de quinta-feira (03/10), durante a segunda oficina proposta pelo projeto. Eleito com diferença de três votos (9 a 6), Bruno Gabriel do S. Correia, aluno do Colégio Poligenes, garantiu a presidência diante da segunda colocada em número de votos, Dállity Verdan, do Colégio Técnico Agrícola. A Vice-Presidência ficou com o aluno do Colégio Poligenes, André S. Silva, com nove votos; o cargo de 1º Secretário com Renan Blanes, do COC, com seis votos; e Júlia Barbosa, do Colégio Nossa Senhora do Carmo foi eleita 2ª Secretária com 12 votos.


2ª oficina com os jovens parlamentares.

A VIAGEM – Os estudantes e seus professores orientadores partem para uma viagem político-cultural a São Paulo no dia 25 de novembro, onde vão conhecer a Assembleia Legislativa do Estado e a Pinacoteca.

COMO FUNCIONA O PJ? – A Escola do Legislativo organiza anualmente o Parlamento Jovem para alunos do 1º ano do Ensino Médio, com faixa etária de 16 anos. O pontapé inicial é dado com palestras e visitas às escolas para esclarecimentos e informações quanto ao funcionamento do projeto. Todas as escolas com Ensino Médio podem participar.

A partir de então, começa a etapa nos estabelecimentos de ensino, quando os professores desenvolvem os textos com os pupilos. Dentre os projetos formulados, cada escola deve eleger uma proposição a ser enviada à Câmara, bem como eleger dois alunos que representarão suas respectivas instituições de ensino.

Com as indicações escolares enviadas à Casa de Leis, os estudantes eleitos participam de oficinas ministradas pela Escola do Legislativo na sede da Câmara Municipal.


Composição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2019:
Presidente – Bruno Gabriel do S. Correia – Colégio Poligenes
Vice-Presidente – André S. Silva – Colégio Poligenes
1º Secretário – Renan Blanes – COC
2ª Secretária – Júlia Carmelo Barbosa – Colégio Nossa Senhora do Carmo

Jovens Parlamentares 2019
Renan Blanes – COC
Maria Júlia Fanali – COC
Laisa Lima Ribeiro – Centro Educacional SESI
Luiza Vitória de Almeida – Centro Educacional SESI
Clara Brendolan Ferreira – Colégio Maria
Teodoro Prada Ciofi – Colégio Maria
Júlia Carmelo Barbosa – Colégio Nossa Senhora do Carmo
Ana Carolina Marques – Colégio Nossa Senhora do Carmo
João Vitor Moreira Telles – Colégio Novo Anglo
Leandra F. Fumincelli – Colégio Novo Anglo
Mariana Figueiredo – Colégio Objetivo
Letícia Icoma – Colégio Objetivo
André S. Silva – Colégio Poligenes
Bruno Gabriel do S. Correa – Colégio Poligenes
Carla Rodrigues Malerbo – Colégio Santo André
Beatriz Apª Costa Neves – Colégio Santo André
Dallity Verdan – Colégio Técnico Agrícola
Daniel Henrique Lorente – Colégio Técnico Agrícola
João Otávio L. Santos – Escola Estadual Professor Antônio José Pedroso
Beatriz H. da Silva – Escola Estadual Professor Antônio José Pedroso
William H. Oliveira – Escola Estadual Professor Luiz Latorraca
Ana Beatriz Fernandes – Escola Estadual Professor Luiz Latorraca

Ana Paula Junqueira
Assessoria de Comunicação
(16) 3209-9478