Sessão solene marca o "Dia do/a Assistente Social" em Jaboticabal

por Ana Paula Junqueira publicado 17/05/2024 14h18, última modificação 17/05/2024 14h18

Na noite da última quarta-feira (15/05), a Câmara Municipal de Jaboticabal rendeu homenagem a 50 profissionais da Assistência Social do município, em grande parte, formada por mulheres. A honraria, em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 837/2024, de iniciativa do vereador Dr. Edu Fenerich (MDB), e aprovado por unanimidade na Casa de Leis, teve como objetivo celebrar o "Dia da/do Assistente Social" – comemorado anualmente no dia 15 de maio – e reconhecer a importância do trabalho desses profissionais na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Dr. Edu Fenerich saúda as homenageadas pelo Dia do/a Assistente Social.

Em seu discurso, Fenerich teceu um mosaico de memórias e gratidão e relembrou da sua participação na criação da Secretaria da Assistência de Jaboticabal, exaltando sobretudo a dedicação e o compromisso das assistentes sociais que dedicaram suas vidas à causa. “Pude, portanto, acompanhar de muito perto e por muito tempo, o trabalho incansável e extremamente competente realizado pelas inúmeras profissionais da assistência social que por lá passaram, procurando, diuturnamente, primeiro assistir e em seguida promover, sobretudo a parcela mais necessitada da nossa população”, compartilhou o vereador.

Elizabeth Sastre fala em nome das homenageadas pelo "Dia do/a Assistente Social"
A assistente social Elizabeth Sastre Donalonso fala em nome das homenageadas.

Uma a uma, das homenageadas, ou representantes, receberem as placas comemorativas, cada qual carregando consigo a história de vidas transformadas e a certeza de que a luta por justiça social é incansável. A assistente social Elizabeth de Oliveira Sastre Donalonso, em nome das homenageadas, traçou um breve panorama do surgimento e da oficialização do Serviço Social no país, evidenciando a força e a resistência da profissão diante das mazelas sociais. “Parabenizo a todas as colegas que em sua função briga com o dia a dia, com as lutas e desafios que não são poucos, mas que está todo mundo aí, na luta, em busca de melhores condições para uma sociedade melhor”, declarou Elizabeth.

Auricimar Grigório na sessão solene pelo "Dia do/a Assistente Social".
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Auricimar Grigório, exalta a importância do trabalho as assistentes sociais.

O secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Auricimar Grigório, exaltou a importância do trabalho das assistentes sociais, reconhecendo-as como guerreiras na luta pelo bem-estar social. “Eu aprendi muito com os profissionais ali, que são guerreiros, que estão ali brigando pelo bem-estar social, pelas pessoas mais vulneráveis. A gente vê a luta diária... Vocês exercem o trabalho com amor e dedicação e para mim é uma grande satisfação [fazer parte desse momento], pois hoje estou à frente de sumidades da assistência social do município”, afirmou o secretário.

Prefeito Prof. Emerson Camargo saúda as homenageadas em nome do Poder Executivo.

O Prefeito Municipal, Professor Emerson Camargo, enalteceu a força transformadora da profissão e a importância da resistência em um mundo permeado por injustiças. Para o Chefe do Executivo, ser assistente social é muito mais do que um trabalho, é um ato de resistência contra a desigualdade e a falta de dignidade. “Vocês lutam por políticas públicas que atendam os mais necessitados e abrem portas para um futuro melhor. Agradeço imensamente a cada um de vocês por sua dedicação e compromisso", disse o prefeito, que aproveitou a oportunidade para homenagear a vereadora Val Barbieri, acadêmica e formanda do curso de Assistência Social.

Além de familiares e amigos dos homenageados, prestigiaram a solenidade os vereadores Renata Assirati, Val Barbieri, Gregório Casagrande, Dr. Mauro Cenço e Prof. Paula.

Receberam a homenagem: Abraão Gomes da Silva; Adrieli Camila Barbosa de Souza; Alice Rodrigues Taveira De Paula (In memoriam); Aline Dibelli Balestra Pinheiro; Amanda Bacin Ramalho Moreno; Ana Gabriela Gessi; Ana Célia Simão de Souza; Ana Cristina Malta de Freitas; Ana Marta Magalhães Noraschi Vilarin; Angela Maria de Souza Gagliardi; Angelina Marcari Marques; Benedita Izabel Correa Molina Trindade; Benícia Pamplona Fieno; Catarina Andréa Zeger; Cinara Santos de Jesus; Cláudia Aparecida Cortêz Gusmão; Elessandra Pereira Silva de Souza; Elizabeth de Oliveira Sastre Donalonso; Gisele Cristina Alonge Bernardo; Izaira Aparecida de Paula Faria; Juliana Cristina Tota de Oliveira; Juliane Oliveira Ferreira; Juliane Roberta Santos; Katia Santana Felipe Roque; Larissa da Silva Scarpellini Grigório; Lássila Roberta de Almeida; Luísa Ijanc Fernades Assine; Luiza Maria de Magalhães; Marcia Prates de Lira; Maria Angela Andrioli Braguim (In memoriam); Maria Clara Sargi; Maria Cristina Doria Costa; Maria Eduarda Caporusso Herrera; Maria José Arré Palazzo; Marina de Biagi Politi (In memoriam); Michele Cristina de França; Milene Aparecida de Oliveira; Monique Pinto de Freitas; Pamela Mariano dos Santos; Queite Daiana Bento; Regiane Mosca; Silvana Gaspardo Bedin; Taiane David Berto; Thainá Bege; Thalita Geraldo Fernandes; Valdecir Aparecida Dibelli Balestra; Valdirene Lopes de Souza; Vanessa Francisco da Silva; Vânia Regina Flório; Vera Prado Sartori.

Assista a íntegra da solenidade: