Visita ao Executivo encerra o Parlamento Jovem 2018 da Câmara Municipal de Jaboticabal

por Ana Paula Junqueira publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

Os membros do Parlamento Jovem 2018 da Câmara Municipal de Jaboticabal visitam na próxima segunda-feira (17/12), pela manhã, o prefeito Municipal José Carlos Hori, no Paço Municipal.

A visita ao Chefe do Executivo terá como objetivo mostrar para os integrantes do Parlamento Jovem o percurso de uma proposição após sua discussão e votação em Plenário, na Câmara Municipal, seja um projeto de lei, uma indicação, requerimentos, entre outros dispositivos do universo Legislativo. Na oportunidade, os estudantes poderão compartilhar suas proposições com o prefeito.

Para o presidente da EL, vereador Pretto Miranda Cabeleireiro (PPS), a recepção do Executivo é fundamental no processo de aprendizado do trâmite Legislativo. “É importante que os alunos também visitem a prefeitura, porque é o prefeito Municipal que torna os projetos de lei que votamos na Câmara, em uma Lei propriamente dita. É o que chamamos de sancionar uma lei, e que todos nós deveremos cumprir”, explicou o parlamentar.

VIAGEM – Na última quarta-feira (12/12), os jovens parlamentares participaram de uma visita político-cultural à capital do estado. No passeio, os alunos e seus professores puderam conhecer um pouco mais sobre a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. “Levo a experiência de perceber que a política é por meio de acordos mesmo, não só por meio de opiniões pessoais e que se deve fazer realmente projetos que auxiliem as pessoas de modo geral e não somente algumas partes da sociedade”, pontuou o jovem parlamentar Davi Eduardo Pereira, do SESI, que foi acompanhado por sua mãe Francisca Balbino Siqueira. “É a primeira vez que eu vim [na Assembleia], e achei legal. O que eu mais gostei foi lá no plenário. É importante para que a gente possa fazer um julgamento não tão errôneo dos deputados, vereadores, esse tipo de julgamento que a gente sem conhecer acaba fazendo”, opinou Francisca.

Membros do PJ acompanham in loco uma sessão ordinária na Assembleia Legislativa.

Já para a jovem parlamentar Mc Kelling O. Afonso, da Escola Estadual Profª Luiz Latorraca, a experiência valeu para somar conhecimento. “Eu nunca tinha vindo. Foi explicado bastante sobre as leis e esse tipo de coisa... Eu não entendia muito e passei a entender um pouquinho mais. A parte das exposições [de obra de artes na Alesp] eu achei interessante. Eu levo mais conhecimento sobre as obras, sobre política, que é o nosso caso, sobre leis”, disse a jovem.

“Eu não conhecia, eu tô encantada, até emocionada. Eu vejo a importância da consciência política, da cidadania, da informação. Então eu acho que o Parlamento Jovem traz essa consciência... que a gente tem que ter da participação na sociedade. Incrível! Eu tô muito feliz de estar aqui, e acho que eles também. É um trabalho muito sério, que todos deviam conhecer, ver a seriedade...”, considerou a professora da Escola Estadual Dona Aurora, Adriana Vitória Alves.

Para a diretora da Escola do Legislativo, Silvia Mazaro, a missão foi cumprida. “[Os jovens parlamentares] tiveram muitas informações a respeito tanto do funcionamento da Assembleia, como informações históricas e culturais a respeito do prédio, da história, da cultura... Enfim, é muito gratificante porque a gente percebe que a gente pôde, de uma forma mínima até, contribuir pela informação que os alunos têm, pela educação política deles, e também pela satisfação que eles têm de aprender e de conhecer novos lugares, então a satisfação é muito grande”, finalizou Silvia.

Fotos: Virginia Antonino/CMJ